Retificação Imposto de Renda 2019

Informações incorretas e incompletas é o que acontece de mais comum e leva a declaração do imposto de renda a malha fina, neste caso você terá que realizar a Retificação Imposto de Renda 2019, se isso acontecer o ideal é que você faça uma declaração retificadora o quanto antes, para evitar que a sua declaração do imposto de renda seja processada pela a Receita e permaneça no banco de dados da malha fina do Imposto de Renda 2019.

Para fazer a retificação do seu imposto é necessário informar o protocolo da sua declaração anterior que apresentou o erro de informações, na ficha identificação do contribuinte basta marca a opção “declaração retificadora”.

Retificação do Imposto de Renda 2019
Retificação do Imposto de Renda 2019

Você terá que informar o número do protocolo do seu recibo, o contribuinte que fazer a retificação espontânea da declaração do imposto de renda não estará sujeito ao pagamento de multa, a mesma é possível ser retificada até 5 anos depois da entrega a Receita Federal.


Quem precisa retificar o Imposto de Renda?

As pessoas que devem realizar a retificação do Imposto de Renda são as seguintes:

  • Quem realizou a restituição e teve problemas de digitação;
  • Quem informou valores divergentes das fontes de informação;
  • Pessoas que omitiram rendimentos;
  • Pessoas que não informaram os dependentes;
  • Aquelas que deixaram de lançar as despesas medicas;
  • Pessoas que precisam atualizar os dados, principalmente dos bens;
  • Pessoa que apresentam renda patrimonial incompatível com a renda;

Retificação do Imposto de Renda 2019

A retificação do seu imposto de renda pode ser feita online do conforto de sua residência, onde o contribuinte faz as alterações diretas no site da Receita Federal, não tem necessidade alguma de instalar qualquer programa no computador, nem informar o número do recibo da sua declaração, essa modalidade só fica disponível dentro do prazo final de entrega do imposto de renda.

A retificação online diferente da sistemática feita através do programa há algumas restrições, pois, o contribuinte não recebe o certificado digital, porém a mesma pode ser retificada também dentro do prazo de 5 anos após a sua emissão, mesmo que a Receita Federal não tenha apontado problema algum.

Retificação do Imposto de Renda Online 2019
Retificação do Imposto de Renda Online 2019

Evite fazer muitas retificações do documento, você poderá fazer quantas retificações julgar necessário, porém muita cautela na hora de preencher os dados no programa, pois o número excessivo de retificações pode despertar curiosidade na Receita Federal e sua possível convocação para justificar o porquê de tantos problemas.


Como Retificar o DIRF 2019

O DIRF 2019 pode ser retificado no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) das suas pendencias. Neste caso você conseguirá corrigir diversas informações sobre as suas deduções e rendimentos tributáveis.

Para corrigir sua declaração você vai precisar:

    1. Baixar um o Programa IRPF no seu computador específico do ano que você deseja corrigir;

  1. Localize o número da declaração que você deseja retificar no recibo de entrega;

    Numero da Retificação
    Numero da Retificação
  2. Abra o arquivo da declaração original entregue. Na ficla “Identificação do Contribuinte”, marque a opção “declaração Retificadora”.

    marcar a opção de retificação
    marcar a opção de retificação
  3. Realize as correções necessárias e assim que finalizado, clique no botão “entregar declaração”.

É importante estar atento aos prazos, efetue a sua declaração com cuidado e atenção para evitar possíveis retificações do documento. Caso ocorra alguma erro durante o preenchimento basta seguir o passo a passo acima e efetuar a retificação da mesma o mais rápido possível. Dessa forma, você vai evitar problemas com a Receita Federal.

É importante verificar o cronograma do imposto de renda e entregar a sua declaração dentro do prazo estimado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *