Recuperar Recibo IRPF 2019: Onde Encontrar, Consulta Extrato e Documentos necessários

Recuperar Recibo IRPF 2019 – Todo cidadão que realiza a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no final é atribuído um número de identificação que conta com 12 números. Esta informação é necessária para a realização do acompanhamento o processamento da declaração pela internet.

Além disso, esse dado é solicitado quando o contribuinte necessita de realizar uma declaração retificadora.

Então, não deixe de acompanha os próximos tópicos deste post e saiba como você pode recuperar recibo IRPF que conta com esse número de identificação da declaração anual.

Recuperar Recibo IRPF 2019
Recuperar Recibo IRPF 2019

Recuperar Recibo IRPF 2019 – Onde Encontrar o Recibo

Para quem precisa de ter o número de identificação que consta no Recibo do IRPF 2019, é possível ter acesso ao mesmo de 3 formas diferentes, como está descrito abaixo:

  • Por via do computador ou dispositivo usado para o envio da declaração – para quem enviou a sua declaração a partir do disco rígido do computador, o recibo ficou gravado na pasta “C: Arquivos de Programas / SRFIRPF20XX transmitidas”, que foi criada no ano em que ocorreu o envio da declaração.

Sendo assim, o contribuinte pode seguir com a recuperação do recibo acessando estes dados no programa da receita Federal, bastando que para isso clique em “declaração” e em seguida “imprimir”, e “Recibo”.

Agora, no caso de quem fez a transmissão da declaração usando o aplicativo da receita federal a partir de um dispositivo com Sistema Android, o recibo deverá estar na pasta download.

Em caso de transmissão efetuada por via de um aparelho com o Sistema operacional iOS, o recibo estará na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda criada no momento da instalação do aplicativo.

  • Por via do Portal e-CAC – a recuperação do recibo IRPF pode ser realizada facilmente nesta plataforma, desde que o contribuinte tenha um cadastro prévio ou um certificado digital para acessá-lo.
  • Diretamente numa das unidades da Receita Federal – Caso nenhum dos procedimentos citados acima funcione, lembre-se que você também pode se dirigir a uma agencia da Receita Federal para recuperar recibo IRPF.

Como consultar o Extrato do IRPF 2019

A consulta do extrato do IRPF 2019 pode ser realizada por via online num computador conectado à internet – veja como você pode fazer essa consulta, já a seguir:

  • Entre no portal do IDG clicando AQUI;
  • Acesse a área do usuário clicando “Acessar” se você possui um certificado digital. Para quem não tem essa informação, será necessário clicar em “Gerar Código de Acesso” para obtê-la;
  • Prossiga informando o seu CPF, código de acesso e senha;
  • Com o acesso à área do usuário efetuada, vá em frente e clique em “Declarações e Demostrativos”;
  • Escolha a opção “Extrato do processamento da DIRPF”;
  • Continue escolhendo a opção “Extrato”;
  • Por fim, você já poderá fazer a impressão do extrato.


Quais documentos devem ser guardados

Para evitar inconvenientes, é bastante recomendado que após a realização do envio da declaração o contribuinte faça o arquivamento de algumas informações envolvidas nesse procedimento por um prazo de 5 anos.

A lista de documentos que devem ser guardados inclui comprovantes e arquivos que podem vir a ser solicitados em casos de questionamentos da Receita Federal, o que contempla toda a documentação usada na elaboração da declaração (escrituras de imóveis, comprovantes de operações de dependentes, informes de rendimentos, etc.).

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *