Malha Fina IR 2019

Malha Fina IR 2019 – Anualmente, grande parte dos brasileiros precisa declarar a sua renda e assumir o IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física), uma tarifa que é calculada a partir dos bens e dos proventos anuais de um indivíduo.

A fim de evitar fraudes nesses processos, a Receita Federal tem se tornado cada vez mais rigorosa e inflexível, o que vem aumentando o número de contribuintes retidos na Malha Fina, a “peneira” do IRPF. Como isso pode originar consequências extremamente negativas, no texto de hoje iremos detalhar os principais aspectos desse recurso.

Malha Fina IR 2019
Malha Fina IR 2019

Como Funciona a Malha Fina IR?

A Malha Fina 2019 é o nome popular da Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física. Trata-se do o processo de verificação utilizado para detectar possíveis divergências nos dados cedidos pelos contribuintes do IRPF 2019.

Quando uma declaração é entregue, por exemplo, todas as suas informações são filtradas por um tratamento eletrônico, onde os números informados pelo indivíduo são cruzados com dados de instituições bancárias, de planos de saúde, de núcleos educativos e de outras empresas.

Como funciona a Malha Fina IR 2019
Como funciona a Malha Fina IR 2019

Ao serem constatados absurdos ou erros de preenchimento, o processamento da declaração é suspenso. Se o problema não puder ser solucionado pela própria Receita, o colaborador é notificado, devendo apresentar os documentos que comprovem a sua situação ou que a corrijam. Caso não o faça, o mesmo é tido como infrator, sofrendo penalizações como multas e até processos judiciais – o que consiste em “cair na Malha Fina”.

Fique ligado: Empresas e empreendedores individuais também precisam pagar Imposto de Renda. Para mais detalhes, consulte o IRPJ 2019 e confira as alíquotas devidas por cada categoria de empresa.


Quais Fatores Levam a Cair na Malha Fina IR?

Como mencionando anteriormente, cair na Malha Fina IR 2019 pode trazer terríveis prejuízos aos contribuintes. Portanto, deve-se evitar isso ao máximo, tomando bastante cuidado para não cometer os erros que normalmente levam um indivíduo a ser barrado durante as verificações.

Dentre as razões que mais contribuem para que uma pessoa seja retida na Malha Fina, as mais frequentes são:

Fatores que levam à malha fina
Fatores que levam à malha fina

Caí na Malha Fina sem cometer erros, e agora?

Ocasionalmente, podem ocorrer imprecisões durante o processamento da declaração do Imposto de Renda 2019, suscitando na advertência de pessoas que não praticaram transgressões.

Nesses casos, é importantíssimo que os indivíduos se dirijam a uma das agências da Receita Federal, para apresentar os documentos que provem os valores informados e evitar, desse modo, as punições citadas.


Como saber se caí na Malha Fina 2019?

Como pôde ser visto, é importantíssimo que o contribuinte consulte a sua ação em tempo real, se informando se passou pela Malha Fina ou não.

É possível fazer essa verificação por meio da internet, com muita comodidade e facilidade. A fim disso, basta:

  • Entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita Virtual, acessando este link;
  • Informar o seu CPF/CNPF, o seu código de acesso e a sua senha;
  • Clicar em “Avançar”.

Caso a pessoa nunca tenha entrado nesse portal, antes de efetua o login, ela deverá:

  • Clicar em “Saiba como gerar o código de acesso”;
  • Escolher se deseja gerar uma senha para pessoa física ou para pessoa jurídica;
  • Seguir as demais etapas que a plataforma recomendará para a conclusão do cadastro.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *