Extrato INSS para Imposto de Renda 2019

Extrato INSS para Imposto de Renda 2019 – Para manter-se em dias com o Governo Federal e evitar, desse modo, penalizações, todo brasileiro que possui uma renda mensal acima de R$ 1.903,98 precisa arcar com o IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física), um tributo que recai sobre os rendimentos anuais dos indivíduos.

Uma vez por ano, essa tarifa precisa ser declarada à Receita Federal. Para isso são necessários certos documentos, como o extrato do INSS, sobre o qual decidimos falar no artigo de hoje. Então, venha com a gente para entender mais!

Extrato INSS para imposto de Renda 2019
Extrato INSS para imposto de Renda 2019

Extrato INSS para Imposto de Renda 2019

O extrato do INSS consiste no demonstrativo dos pagamentos de quem é beneficiado pelo Seguro Nacional. Trata-se de um informe de rendimentos do INSS 2019 fornecido pela Previdência Social.

A importância desse documento é explicada pelo fato dele particularizar todos os rendimentos dos aposentados e dos pensionistas. Isso disponibiliza aos mesmos uma fonte segura para a coleta dos valores necessários ao IRPF, algo extremamente importante, uma vez que qualquer informação incorreta na declaração do imposto pode trazer consequências bastante indesejadas.

Fique ligado: para saber qual sua alíquota efetiva, use o Simulador do imposto de Renda 2019 oferecido pela Receita Federal.


Como Emitir o Extrato INSS para IRPF?

Há duas maneiras de emitir o extrato INSS para Imposto de Renda 2019:

  • A primeira é por meio das próprias agências da Previdência Social.

Para expedir o demonstrativo por meio de uma dessas filiais é bem fácil, sendo necessário que o contribuinte se dirija a uma delas com os seus dados pessoais em mãos.

  • Já a segunda forma é através da internet, um modo muito mais cômodo, rápido e simples.

Para isso, basta que o beneficiário siga o seguinte passo a passo:

  • Entrar no site do INSS, acessando esta página;
  • Na aba “Serviços”, clicar em “Histórico de Pagamento de Benefício”;
  • Clicar em “Emitir Extrato”;

    Emitir extrato do histórico de pagamentos do INSS
    Emitir extrato do histórico de pagamentos do INSS
  • Clicar em “Extrato de Imposto de Renda (IR)”;

    Extrato do INSS para Imposto de Renda pelo MEU INSS
    Extrato do INSS para Imposto de Renda pelo MEU INSS
  • Clicar em “Fazer Login”;

    Faça o Login no Portal MEU INSS
    Faça o Login no Portal MEU INSS
  • Informar os dados requisitados;
  • Ratificar o captcha;
  • Clicar em “Entrar”;
  • Expedir o demonstrativo.

Vale ressaltar que, caso a pessoa nunca tenha acessado o portal do INSS, ela deverá se cadastrar no sistema do canal antes de efetuar o login. A fim disso, é preciso:

  • Clicar em “Primeiro Acesso”;
  • Clicar em “Cadastra-se”;
  • Indicar as informações solicitadas;
  • Verificar o captcha;
  • Seguir as recomendações que a plataforma dará para a conclusão do registro.

Aposentadoria do INSS paga Imposto de Renda?

Uma dúvida muito recorrente entre os aposentados e as pessoas que estão perto de se aposentar é se elas possuem o dever de declarar o seu imposto de renda. A resposta é SIM.

Os mesmos, tal como os pensionistas e os demais cidadãos que recebem mais de R$1.903,98 por mês, devem contribuir anualmente com IRPF. Os rendimentos do INSS não possuem isenção do Imposto de renda 2019.

Aposentadoria do INSS paga Imposto de Renda
Aposentadoria do INSS paga Imposto de Renda?

Leia também: Saiba como funciona o parcelamento do Imposto de Renda 2019, e descubra como pagar parcelado e se vale a pena.

Há, contudo, duas exceções, sendo isentos do tributo os aposentados por invalidez e os aposentados que possuem sérias enfermidades. Vale ressaltar, no entanto, que para a última situação é necessário requerer esse benefício e comprovar a doença, a partir de uma perícia médica, que é agendada pela própria Previdência Social.

Inclusive, que se o problema for comprovado antes da Receita Federal liberar o privilégio, o Seguro Nacional tem o dever de ressarcir o valor que o contribuinte pagou – basta, para isso, que o aposentado solicite o estorno.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *