Emitir Darf IRPF 2019 – Quem deve e como fazer a emissão?

Usado pela receita federal para a realização da arrecadação de impostos, contribuições e taxas relacionadas as operações financeiras, o DARF deve ser emitido obrigatoriamente pelos cidadãos brasileiros. Sendo assim, é importantíssimo saber como emitir Darf IRPF 2019 para não ter complicações quando a data de emissão do documento chegar.

Emitir Darf IRPF 2019
Emitir Darf IRPF 2019

Quem deve Emitir DARF 2019

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais deve ser emitido obrigatoriamente por pessoas físicas e jurídicas, sendo que no caso da pessoa física, este documento permite o pagamento de impostos depois da declaração do Imposto de Renda (IRPF).

Para quem é pessoa jurídica, este guia ajuda bastante no pagamento do Imposto de Renda pessoa Jurídica (IRPJ), CONFIS, INSS e muitos outros impostos que são importantíssimos para o empreendimento.


Como Emitir DARF IRPF 2019 Pessoa Física

Após o preenchimento do guia, as pessoas físicas podem realizar a emissão do IRPF usando uma das ferramentas disponibilizadas pela Receita Federal, sendo que estão disponíveis as seguintes plataformas:

  • Sicalc AA – para fazer a emissão do DARF 2019 usando essa plataforma, é necessário que seja feito o download do software para o computador. Depois disso basta fazer a emissão do documento num processo bem simples e rápido.
  • Sicalc Web – esse meio de emissão do DARF é processado por via online, ou seja, nesse processo você somente precisa de ter conexão com a internet no seu computador e acessar o site do Sicalc para fazer a emissão.
Como Emitir DARF IRPF 2019 Pessoa Física
Como Emitir DARF IRPF 2019 Pessoa Física

Como fazer Emissão da DARF Parcelamento

A emissão do DARF parcelamento 2019 é necessária para o pagamento do saldo do imposto anual da pessoa física. Este saldo pode ser parcelado em até mesmo 8 quotas mensais que são pagas sucessivamente.

É importante destacar que essa opção de parcelamento somente é disponibilizada para quem tem um imposto de valor superior aos R$ 100,00. Quem tem um débito inferior a esse montante, deve fazer o pagamento em quota única.

Para realizar a consulta ou emissão do DARF de parcelamento, é necessário que a pessoa física ou jurídica tenha o seu computador conectado a internet e siga o passo a passo descrito, logo abaixo:

  • Primeiro acesse a página de emissão do guia clicando AQUI;
  • No campo “Consulta de Parcelamento” informe o seu CPF/CNPJ;
  • Em seguida clique em “Não sou um robô”;
  • Siga com a consulta ou emissão do Darf de parcelamento clicando em “Avançar”

Feito isso, você já poderá conferir os parcelamentos validos para pagamento e fazer a emissão do Darf.


Darf em Atraso

Quem atrasa na emissão desse documento, deve emitir um novo guia do Darf 2019, o que pode ser realizado por via da plataforma online (Sicalc web) ou por via do programa da Receita Federal (Sicalc AA).

✅ Saiba também como acessar o portal ECAC da Receita Federal.

Quando a pessoa física ou jurídica perde o prazo determinado para a emissão do DARF, ele sofre a cobrança de juros e multas que quando somadas chegam a um total de – 0,33% de multa ao dia, que tem um máximo de 20% e selic acumulada para juros.

Sendo assim, vale mesmo a penas evitar o atraso na emissão desse documento para não sofrer a cobrança de juros e multas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *