ECAC Receita Federal 2019: Serviços, código de acesso e agendamento

Com a digitalização da maioria dos serviços oferecidos pelo Governo aumentando cada vez mais, vários procedimentos que antigamente demandavam tempo, agora já podem ser realizados via online graças a ferramentas como o ECAC Receita Federal 2019.

Não deixe de saber como essa plataforma funciona e como ela pode beneficiar a pessoa física e jurídica, já nos próximos tópicos deste post.

ECAC Receita Federal 2019
ECAC Receita Federal 2019

O que é o ECAC Receita Federal 2019

O ECAC 2019 foi desenvolvido pela Receita Federal e lançado no ano de 2005 para servir de um Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte. Com o auxílio desta ferramenta a pessoa física e jurídica passaram a observar menos burocratização em algumas funcionalidades e serviços disponibilizados pela Receita Federal.

O que é o ECAC Receita Federal 2019
O que é o ECAC Receita Federal 2019

Principais serviços oferecidos no Portal ECAC

Esta plataforma já beneficia o cidadão pelo fato dela possibilitar o acesso online e mais facilitado a serviços básicos oferecidos pela Receita Federal – Veja quais são os serviços oferecidos por esta plataforma, logo abaixo:

  • Realização de consultas;
  • Acompanhamento da situação fiscal;
  • Resolução de pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF);
  • Realização de pagamentos na base de dados da Receita Federal;
  • Inscrição na Dívida Ativa da União;
  • Agendamento de atendimento;
  • Realização da procuração eletrônica;
  • Informações sobre parcelamentos de débitos fiscais, etc.

Código de acesso ECAC

A geração do código de acesso ECAC Receita Federal 2019 é importantíssimo para o uso da plataforma, sendo assim é importante que a pessoa física e jurídica obtenha o mesmo.

Para a obtenção deste código é necessário que a pessoa física tenha em mãos algumas informações exigidas durante este processo, são elas:

  • Data de Nascimento;
  • CPF;
  • Números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). é necessário que os números dos recibos sejam informados com 10 dígitos (sem DV).

Com todas as informações indicadas acima em mãos, você já poderá acessar o Site da Receita Federal para obter o seu código de acesso.

Código de acesso ECAC
Código de acesso ECAC

Agora, quando se tratar da pessoa jurídica, é necessário que no momento da obtenção do código se tenha em mãos os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • CPF do responsável perante o CNPJ;
  • Data de nascimento do responsável;
  • Número dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda de a pessoa jurídica. O número desse s recibos também deve ser inserido no formato dos 10 dígitos, sem a inclusão do DV.

Com essas informações em mãos, a pessoa jurídica já poderá acessar o Site da Receita Federal para obter o seu código.

O código de acesso disponibilizado neste processo somente é valido por um período de 2 anos, sendo que após este período, ele será revogado e não poderá ser mais usado para o acesso da plataforma do ECAC Receita Federal 2019.

A obtenção de um novo código de acesso pode ser efetuada a qualquer momento, mesmo se o código atual ainda não estiver expirado. Essa opção também pode ser usada em caso de perda do código para a obtenção de um novo.


Agendamento Receita Federal no ECAC 2019

Usando o ECAC a pessoa física e jurídica pode realizar o agendamento do atendimento para a receita federal. O processo que permite a realização desde agendamento requere um certificado digital.

Confira o passo a passo de como realizar o agendamento, já a seguir:

  • Primeiramente acesse o portal oficial da receita federal usando este LINK;
  • Siga em frente clicando em “Certificado Digital” (inscrição que aparece a direita da página);
  • Em seguida informe a senha do seu certificado pra seguir em frente e realizar o agendamento.
Agendamento Receita Federal no ECAC 2019
Agendamento Receita Federal no ECAC 2019
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